quarta-feira, 25 de maio de 2011

Contag rechaça ação da Força para dividir o sindicalismo rural


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154982&id_secao=8


Em nota assinada por sua diretoria, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) manifestou “total repúdio” à ofensiva da Força Sindical para dividir o movimento e fundar mais uma confederação para o sindicalismo no campo. Na terça-feira (24), a Força formalizou a criação da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

Por André Cintra

De acordo com Carlos Lopes, uma das lideranças da Força à frente da nova entidade, a Conafer já conta com 340 sindicatos e oito federações estaduais, representando 1,8 milhão de filiados — cerca de 10% da categoria. O objetivo proclamado da confederação seria, supostamente, a “independência” em relação à Contag e também à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Para a Contag, no entanto, a criação da Conafer é uma “ação oportunista” da Força que culmina na “divisão da classe trabalhadora rural”. Além disso, por seus 47 anos de luta, a Contag se consolidou como “legitima representante da categoria”, que inclui agricultores familiares e assalariados rurais.

A histórica confederação denuncia a “prática recorrente” da Força de criar “falsas entidades” no meio rural. Segundo a Contag, a central presidida por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, “vem se utilizando de métodos espúrios e ilegais de organização, e de pessoas da área urbana para alegar uma pretensa representação no meio rural”. Tudo para “se apropriar da contribuição sindical dos trabalhadores”.

Confira abaixo a íntegra da nota

Contag repudia ação oportunista da Força Sindical que busca a divisão da classe trabalhadora rural

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag vem a público manifestar o seu total repúdio contra a ação oportunista da Força Sindical que vem tentando de todos os meios dividir a categoria trabalhadora rural.

Tem sido prática recorrente no meio rural a constituição de falsas entidades sindicais, patrocinadas publicamente pela Força Sindical, denominadas Sindicatos dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, que vem se utilizando de métodos espúrios e ilegais de organização, e de pessoas da área urbana para alegar uma pretensa representação no meio rural. Essas intituladas entidades não representam o anseio e a vontade de organização dos próprios trabalhadores rurais, mas sim os interesses escusos e políticos de determinadas pessoas.

Na realidade, o que pretende a Força Sindical é apenas se apropriar da contribuição sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em especial dos agricultores familiares. Trata-se de uma postura sindical condenável cujo único objetivo é o de beneficiar-se da contribuição sem fazer nenhuma mobilização ou luta em defesa dos trabalhadores no campo.

A Contag também repudia a postura da Força Sindical que procura, por todos os meios, utilizar o aparelhamento do Estado para conseguir seus intentos ilegais de obter o registro sindical, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, de entidades sem qualquer base no campo brasileiro.

Com uma história de mais de 47 anos de Luta, a Contag é a legitima representante da categoria trabalhadora rural, incluindo os agricultores familiares e os assalariados rurais.
Prova maior disso, tem sido as grandes mobilizações organziadas pela Contag, a exemplo Grito da Terra Brasil, que em sua 17º edição realizada nos dias 17 e 18 de maio de 2011 em Brasília/DF, garantiu diversas conquistas de políticas públicas para a categoria trabalhadora do campo brasileiro.

A Direção da Contag

Nenhum comentário: