domingo, 17 de fevereiro de 2013

Polícia Civil remeteu, só em São Luís, mais de 8 mil procedimentos à Justiça em 2012

http://imirante.globo.com/noticias/2013/02/17/pagina331311.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Imirante.com
17/02/2013 21h09

SÃO LUÍS - A Polícia Civil do Maranhão fechou 2012 com saldo positivo na conclusão de inquéritos que investigam práticas criminosas. Segundo dados de relatório do Setor de Estatística da Polícia Civil, foram realizados 11.722 procedimentos policiais ano passado nas delegacias distritais, especializadas, plantões e Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Deste total, a Polícia Judiciária encaminhou 8.154 procedimentos ao Poder Judiciário de inquéritos concluídos e Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs). Só inquéritos, segundo levantamentos, foram 4.874. Os números ainda apontam que foram remetidos 3.285 TCOs.

A produtividade das delegacias revela que os distritos policiais lavraram 1.224 autos de prisões em flagrante, seguindo pelas especializadas com 897, além dos quatro plantões (Refesa, Cidade Operária, Cohatrac e Vila Embratel) que contabilizaram 675 autos de prisões e da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) com 201 prisões em flagrantes, que totalizaram 2.997 autos.

Em comparação ao ano de 2011 é possível verificar um aumento considerável na atuação e no volume de ações da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), com as delegacias distritais, especializadas e Plantões e da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), que desenvolve um trabalho voltado para investigar e elucidar crimes de grande complexidade, como roubo a bancos, crimes tecnológicos, entre outras demandas que exijam um debruçamento maior na investigação. Naquele ano foram registrados 5. 976 ocorrências.

A delegada Geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende analisa os números como sendo expressivos e ressalta que finalizar mais de 8 mil investigações representa um comprometimento e responsabilidade dos delegados, investigadores, escrivães e todo corpo da Polícia Civil com os inquéritos. “Temos os números bastante significativos que mostram que os delegados estão empenhados e dando total atenção no combate ao crime na Região Metropolitana. Instauramos 5.348 inquéritos”, disse.

“Como destaque, não podemos deixar de mencionar o trabalho da Delegacia de Homicídios, responsável pelos casos de grande repercussão e de autoria não definida. Só este distrito finalizou 354 inquéritos. Os que estão em fase de conclusão encontram-se todos bem avançados”, afirmou a delegada geral garantindo que “nossa expectativa é que estes números em 2013 possam ser ainda maiores e o combate ao crime tenha resultados ainda mais eficazes”, completou.

Além da delegacia de Homicídios, a Delegacia Especial da Mulher (DEM) remitiu um número alto de inquéritos, foram 311. Na lista dos que mais tiveram inquéritos enviados à Justiça, aparecem os distritos do Maiobão com 214, São José de Ribamar (212); o 2º DP (207); 1º DP (176); 10 º DP (167). Outros distritos como 05º DP, Delegacia do Meio Ambiente, Decop, 07º DP e 18º DP somam juntas 748.

O relatório estatístico de produção de cada delegacia é contabilizado mensalmente. A partir desses números, a Delegacia Geral em conjunto as com Superintendências de Polícia Civil da Capital, do Interior (SPCI) e a Seic traçam estratégias de ações e destinam tanto recursos matérias como humanos para cada unidade policial.

 
Prisões

Fruto do trabalho de investigação da Polícia Civil, inúmeros mandados de prisões foi solicitado junto ao Poder Judiciário. Ao total, ano passado, as equipes de investigadores e delegados deram cumprimento a 485 mandados. A Polícia Interestadual (Polinter) recapturou 133 foragidos da Justiça. Já as equipes da Seic cumpriram 81 mandados.

Além dos mandados, os trabalhos de investigações da Seic prenderam 20 grupos interestaduais e 65 quadrilheiros envolvidos com assaltos a bancos e explosão de caixas eletrônicos, bem como um arsenal de armas e explosivos. Alguns criminosos, que, inclusive, foram presos mais de uma vez, somente ao longo de 2012.

O distrito policial de São José de Ribamar efetuou a prisão de 31 pessoas com ordens judiciais; o 5º DP, 30; a do Maiobão realizou 25 e os distritos 3º e 18º DP cumpriram cada um, 19 mandados de prisão.

“Temos ainda vários mandados para serem cumpridos. Outros ainda serão pedidos, por conta de que alguns inquéritos policiais após serem remetidos à Justiça retornam a Polícia Judiciária para serem realizadas novas diligências, justamente por conta do alto grau de complexidade”, explicou o delegado Sebastião Uchoa, superintendente de Polícia Civil da Capital.


Medidas

Em relação às medidas adotadas pela Polícia Civil, a delegada geral de Polícia Civil lembrou que diversas ações vêm sendo tomadas a fim de melhorar o desempenho das atividades tanto do corpo administrativo como do trabalho externo dos investigadores e delegados que compõem a Polícia Judiciária no Maranhão.

As ações vão desde reformas das unidades, troca de mobiliário, aquisição de novas viaturas, compra de armamentos equipamentos. Como destaque, Cristina Meneses cita a criação de um complexo de delegacias que abriga as delegacias especializadas de Homicídios, Polinter e Delegacia de Acidentes de Transito (DAT), atualmente funcionando na Rua dos Veados, no Centro de São Luís. Além deste, cursos de capacitação são oferecidos periodicamente a funcionários, entre outras medidas.


Informatização

Para garantir um atendimento mais rápido durante o registro de Boletim de Ocorrência, a Delegacia Geral está modernizando os setores de informática das delegacias da Região Metropolitana de São Luís. Novos computadores, impressoras e suprimentos em informática estão sendo adquiridos para que o cidadão, ao chegar ao distrito policial, possa ser melhor atendimento.

Paralelo a esta medida, desde o final do primeiro semestre de 2012, os distritos policiais contam com o Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO). Com a informatização das ocorrências, a Polícia Civil passa a ter um banco de dados mais preciso e unificado, o que vai possibilitar criar estratégias mais eficazes voltadas para o combate do crime em todo o estado, e que resultem ainda no melhor planejamento das ações de Segurança Pública.

“Nosso intuito é implantar o sistema em todo o Maranhão. Já demos início a esse trabalho. Os municípios de Açailândia, Imperatriz e Balsas já contam com esta nova ferramenta”, contou Maria Cristina.

Nenhum comentário: