sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Juiz em Bacabal proíbe revista íntima em presídios

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2013/02/15/interna_urbano,129906/juiz-em-bacabal-proibe-revista-intima-em-presidios.shtml#.UR7l3fnkrQk.twitter

Publicação: 15/02/2013 22:40
O juiz Carlos Roberto de Oliveira Paula, proibiu a revista íntima de visitantes nos presídios da região da cidade de Bacabal. Uma das justificativas do juiz é de que esse tipo de ação é uma forma de violência contra as mulheres.

O juiz frisa que as visitas são importantes para o processo de ressocialização, porém as revistas colaboram para que o preso seja cada vez menos visitado, graças à humilhação que os parentes sofrem durante as visitas. "É muito mais fácil inspecionar e revistar o recluso, após uma visita de contato pessoal, em vez de submeter todas as pessoas, inclusive mulheres que visitam os estabelecimentos prisionais, a um procedimento tão extremo", disse.

Na portaria o juiz acerta que os sistemas de revista eletrônica tornam esse tipo de revista desnecessária, sendo um constrangimento para os visitantes, o que ofende sua dignidade. Assim, a revista de visitantes será permitida somente por meio eletrônico.

Além da proibição o juiz acerta que os presos e suas celas deverão ser inspecionados.

"O sistema prisional brasileiro deveria dispor de meios possíveis para a realização de revista íntima nos familiares dos presos sem ter que submetê-los a situações humilhantes e vexatórias como as que vêm ocorrendo frequentemente nas penitenciárias" finaliza.

O Imparcial Online com informações do Poder Judiciário

Nenhum comentário: