quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Filósofo americano e jurista Ronald Dworkin morre em Londres aos 81 anos

http://blog.jornalpequeno.com.br/linhares/2013/02/14/filosofo-americano-e-jurista-ronald-dworkin-morre-em-londres-aos-81-anos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=filosofo-americano-e-jurista-ronald-dworkin-morre-em-londres-aos-81-anos

 
Do Washington Post*
LONDRES – Ronald Dworkin, o filósofo norte-americano e especialista em direito constitucional, mais conhecido por articular o princípio de que a virtude mais importante da lei é a integridade, morreu. Ele tinha 81 anos.
Sua família confirmou que Dworkin morreu de leucemia em Londres nesta quinta-feira.
Dworkin foi professor de Direito na Universidade de Nova York e professor emérito da University College London.
Ele foi um dos estudiosos mais conhecidos e juristas mais citados nos Estados Unidos. Ele também era um grande conhecedor da lei britânica.
Ele articulou a teoria moral de que o Estado deve agir em princípio de modo que cada membro da comunidade seja tratado como um igual.
Um colaborador freqüente da New York Review of Books, livros de Dworkin incluiu “Uma questão de princípio”, “A virtude soberana” e “Levando os diretos à sério”.
Ele deixa uma esposa Irene Brendel Dworkin, seu filhos Anthony e Jennifer Dworkin e dois netos.
*Traduzido por Linhares Jr. (texto original aqui)

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Dworkin! :-( Great loss.

Anônimo disse...

Inaplicável o pensamento de Ronaldo Dworkin em "terrae brasilis", porque se fundamenta em princípios morais próprios dos anglo saxões.