quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

As Oligarquias no Maranhão - VI

SATU BELLO, sentindo-se desprestigiado por VITORINO, por ocasião da eleição da mesa diretora da Assembléia, rompe com o PST, e vai para a oposição como candidato a governador.

Na eleição da mesa diretora, com a oposição unida, o PST perde. Em seguida, cooptando deputados, o PST consegue destituir a mesa e outra é eleita.

Nas eleições casadas de 1950 (presidente, governador, deputados estaduais e federais), de 3 de outubro, SATU BELLO, com a ajuda substancial do Jornal do Povo, e fortalecido pelo apoio do PSP e do PTB (já havia UDN, PR e PSD), lançou-se candidato da oposição.

VITORINO aprsentou o industrial e prefeito de Caxias, EUGÊNIO BARROS, ao cargo de governador. O tenente da Marinha, RENATO ARCHER DA SILVA era o vice. Os candidatos a senadores: ANTONIO ALEXANDRE BAYMA e NEWTON DE BARROS BELLO.

Os candidatos a presidência da república fizeram campanha em São Luís: GETÚLIO VARGAS(PTB), CRISTIANO MACHADO (PSD), EDUARDO GOMES (UDN).

O governador de São Paulo, ADEMAR DE BARROS, apoiando VARGAS, também veio, por conta da popularidade do PSP e da sua vinculação com o Jornal do Povo, onde figurava ninguém menos do que NEIVA MOREIRA.

Nenhum comentário: