terça-feira, 30 de dezembro de 2008

As Oligarquias no Maranhão - III

Nas eleições municipais seguintes (1937), o PSD saiu vitorioso na maioria dos municípios, em virtude do prestígio político de MAGALHÃES DE ALMEIDA, que se afasta da política em 1937.

O golpe de Estado, decretado por GETÚLIO VARGAS, em 1937, extingue os partidos políticos. PAULO RAMOS, vinculado ao ditador, permaneceu como interventor de dezembro de 1937 a abril de 1945. Foi um período de arbítrios e de peseguições.

Com as eleições presidenciais, o general Eurico Gaspar Dutra, candidato pelo PSD, faria ressurgir VITORINO FREIRE no cenário político maranhense. Ele sempre estivera próximo ao General Mendonça Lima (ex-interventor), no Ministério de Viação e Obras Públicas. Mal saía PAULO RAMOS do poder, VITORINO já articulava-se com GENÉSIO REGO e CLODOMIR CARDOSO para reorganizar o PSD maranhense. O acordo político firmou o substituto de PAULO RAMOS, que seria CLODOMIR CARDOSO,em 1945, com GENÉSIO REGO candidato a governador, nas próximas eleições.

O PSD obteve vitória esmagadora, elegendo os dois senadore (CLODOMIR CARDOSO e ANTÔNIO PEREIRA JÚNIOR), e seis dos nove deputados federais. Isso garantiu ao partido o direito de indicar o novo interventor. Foi escolhido SATURNINO BELLO, em 1946.

Nenhum comentário: