sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A SMDH e o sangue de Dorothy


Foto de Murilo Santos

Ontem houve o já tradicional Baile do Parangolé, reunindo o festejo do Carnaval com o aniversário da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

A homenagem também é estendida ao martírio de irmã Dorothy Stang, assassinada por pistoleiros no Estado do Pará, em 12 de fevereiro de 2005.

Stang representa a trajetória dos defensores de direitos humanos no mundo: uma vida dedicada a um ideal de sociedade, mesmo diante do perigo e da força dos algozes.

No caminho da área onde se localiza o Projeto Esperança de Desenvolvimento Sustentável, em Anapu, sete balas tentaram silenciar a voz da militante de direitos humanos.

Não foi a irmã Dorothy a única vitimada pela violência do latifúndio. A humanidade foi brutalmente ferida com aqueles disparos. E a voz de Dorothy ampliou-se depois da morte.

Por isso é impossível deter a luta por direitos humanos. Ela pode ser representada simbolicamente por uma grande colmeia onde o desparecimento de uma abelha não será bastante para conter o grande movimento de expansão.

De dentro de colmeias como a SMDH muitas irmãs Dorothy são preparadas para alçar voos, disseminando muitas outras colmeias.

E esses pequenos ou grandes redutos não são correias de transmissão de partidos ou governos. Por isso, a voz de cada militante de direitos humanos é ouvida mais longe.

É impossível silenciar a voz do movimento caudaloso de luta por direitos humanos. Por isso existem entidades como a SOCIEDADE MARANHENSE DE DIREITOS HUMANOS, obra de quem não se satisfaz com pouco.

FELIZ ANIVERSÁRIO, SMDH, símbolo da resistência, lavado pelo sangue de irmã Dorothy Stang.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABÉNS A TOD@S QUE FAZEM OU PASSARAM PELA SOCIEDADE MARANHENSE DE DIREITOS HUMANOS(VIDA EM SUA PLENITUDE), COMO MAGNO CRUZ, CELSO SAMPAIO ENTRE TANTOS, ME ORGULHO DE TER CONHECIDOS VOCES E ANIVESARIAR UM DIA ANTES DESTA DATA 12-02...VIVA A VIDA E VIDA LONGA SMDH NESTAS LUTAS LIBERTÁRIAS, PARABÉNS. MARTINS KELÉ