domingo, 13 de julho de 2014

Dois prefeitos e o mesmo método

Os professores de Imperatriz estão em greve, há exatos 73 dias. O prefeito, Sebastião Madeira (PSDB) já determinou o corte dos salários e não se dispõe a qualquer diálogo. 

O sindicato ajuizou um mandado de segurança para garantir o pagamento dos salários. O processo tramita na Justiça do Trabalho, que notificou o prefeito para que justifique a suspensão dos salários no prazo de 72 horas, prazo que já se esgotou, segundo o sindicato da categoria, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino em Imperatriz (STEEI);

Segundo o STEEI, a paralisação atinge 55% da categoria. A principal reivindicação é o reajuste salarial. Além dos professores municipais de educação, que atendem principalmente ao ensino fundamental, estão parados vigias, merendeiros, zeladores e outros trabalhadores em educação. Depois de dois meses de greve, a prefeitura cortou os salários dos mais de mil trabalhadores, que estão sem pagamento desde o dia 1º deste mês.

Para ajudar os trabalhadores, o sindicato iniciou uma campanha para arrecadar doações. Até agora, foram arrecadadas 40 cestas básicas e alimentos para compor mais dez, além de R$ 1 mil, que serão revertidos também em alimentos. As doações são encaminhadas aos mais necessitados.

Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 13%, tíquete-alimentação de R$ 230 e o plano de carreira, que está há mais de dez anos desatualizado.

O detalhe é que em São Luís, os professores também estão em greve, sem nenhum avanço nas negociações.  O estilo é o mesmo: indiferença e retaliações.

O que chama atenção é que os dois prefeitos, Edvaldo Holanda e Sebastião Madeira, têm em comum a defesa da mudança do sistema político, contra a oligarquia Sarney. As pistas de que esse tipo de oposição não vai mudar nada estão bem claras.



Um comentário:

Anônimo disse...

ACHO QUE VC TEM DE COLOCAR O OU A VICE GOVERNADOR(A) BOA CAMPANHA