terça-feira, 22 de setembro de 2015

As escolas atacadas na rede municipal


Nos últimos dias tivemos o registro de ataques a três escolas públicas.

Tudo indica que os ataques foram promovidos por organizações criminosas em represália à morte de um traficante no bairro da Vila Vitória.

Foi incendiada a Unidade Escolar Santa Clara, no bairro do mesmo nome. Os bandidos também depredaram uma escola publica na área da Gancharia, (Anjo da Guarda) e outra na Cohab. No ataque na área Itaqui/Bacanga, dois alunos ficaram com ferimentos leves.

No bairro Santa Clara, quatro salas foram tomadas pelo fogo que durou cerca de meia hora. O compartimento que abrigava parte do material escolar foi completamente incendiado, as outras três salas também ficaram totalmente destruídas. Na escola estudam cerca de 1.200 alunos nos três turnos, do 1º ao 9º ano.
UEB Santa Clara 3UEB Santa Clara 4


Um professor relatou um dos casos nas redes sociais.

Ele afirma que, na sexta-feira, dia 18/09/2015, no turno vespertino, a escola municipal Estudante Edson Luís de Lima Solto, situada na Gancharia, foi invadida por bandidos, que apedrejaram as salas e quebraram os vidros das janelas. 

Imagem colhida em rede social.

A aluna KFS, de 13 anos (fotografia acima), que cursa o sétimo ano na turma 71, foi atingida pelos estilhaços e sofreu profundo corte nas costas. 

A escola ficou em pânico, com crianças e adolescentes gritando e correndo pelos corredores, desesperadas. Os colégios da rede municipal de São Luís não têm mais segurança armada, nem mesmo um simples vigia para controlar o portão de entrada. 

Embora a gestora da escola tenha recorrido diversas vezes às autoridades implorando segurança, nada está sendo feito para garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores e alunos.

A aluna da fotografia foi socorrida por um professor e levada para o Socorrão 1, por volta das 15 horas. 

Praticamente todos os dias essa escola é frequentada por pessoas envolvidas com a prática de delitos e drogados, que circulam livremente por ela, constrangendo a direção, os alunos e afrontado os professores, que se sentem ameaçados. 

Imagem colhida em rede social.

A escola AUGUSTO MOCHEL (Cidade Operária) também foi saqueada pela segunda vez na mesma semana.

O SINDEDUCÃO já noticiou publicamente que só neste fim de semana passado quatro Unidades Básica foram atacadas e saqueadas. Além das UEBs Estudante Edson Luís de Lima Souto e Santa Clara, as unidades João de Sousa Guimarães, na Divinéia, e UEB Darcy Ribeiro, no Coroadinho, foram vítimas de ações criminosas.

Nenhum comentário: