segunda-feira, 16 de junho de 2014

Psol escolhe o candidato a governador




A convenção do Partido Socialismo e Liberdade - Psol, no sábado, dia 14, formalizou a escolha do seu candidato a governador, senador e vice-governador.

Luis Antonio Pedrosa, 44 anos, é advogado, formado pelo curso de direito na Universidade Federal do Maranhão. Atuou no movimento estudantil, como coordenador do diretório acadêmico e membro do Diretório Central dos Estudantes.

Foi militante do PT, de onde saiu após a intervenção do diretório nacional da sigla, que obrigou a aliança com o grupo Sarney, em 2010.

Na sua militância como advogado, foi eleito pela terceira vez consecutiva Conselheiro da seccional maranhense da OAB, ali exercendo também três mandatos de presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Sua trajetória envolve especialmente a inserção em entidades de movimentos sociais e nos movimentos de direitos humanos.

Exerce a assessoria jurídica e popular, figurando como advogado da Organização Não-Governamental, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão, a partir de onde estabeleceu vínculos com as pastorais sociais da Igreja Católica, com a CPT, com o Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais, com o MST, com os movimentos quilombolas e indígenas e diversos outros movimentos sociais.

Durante a crise do sistema prisional maranhense, juntamente com as entidades de direitos humanos, atuou no processo de denúncia contra o Estado brasileiro às organizações internacionais de direitos humanos, bem como nos processos de negociação envolvendo motins e rebeliões nos presídios.

Seu nome foi escolhido por unanimidade durante o Encontro e a Convenção do Psol, unificando todas as correntes internas do partido.

Nenhum comentário: