sábado, 7 de junho de 2014

Gracias a la Vida


Cid de Queiroz Benjamin, nasceu em Recife, em 1948, é  irmão de César Benjamim, também ex-militante da luta armada e perseguido político.

Cid Benjamim tem história para contar. Militou na luta armada nos anos 60 e 70, na frente da guerrilha urbana, dentro da organização clandestina MR-8. Juntamente com o também jornalista Franklin Martins e Fernando Gabeira, dentre outros, participou do sequestro do embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick, em 1969. Foi preso e exilado,  morando na Argélia e na Suécia.

De volta do exílio, trabalhou em jornais importantes, como o Jornal do Brasil e O Globo.  Recebeu o prêmio Esso de Jornalismo, com mais quatro colegas, por uma série de reportagens sobre a Guerrilha do Araguaia. 

Foi assessor deputada estadual Jandira Feghali. Depois se filiou ao Psol e, em 2006, concorreu ao cargo de deputado estadual pelo Psol do Rio de Janeiro

Atualmente Cid é professor de "Realidade Sócio-Econômica e Política" nas Faculdades Integradas Helio Alonso - no Rio de Janeiro.

Ontem, na Livraria Poeme-se, na Praia Grande, houve o lançamento do Livro "Gracias a la Vida". O livro não se trata apenas de uma compilação de memórias e relatos históricos, mas de uma celebração da vida, incluídas aí reflexões críticas sobre a política partidária (hoje, critica o PT por ter se “amoldado à ordem”), além das lembranças dos horrores das torturas (para ler mais clique aqui).

Nenhum comentário: