quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Réquiem para o sistema prisional



Não é nada boa a situação do sistema penitenciário do Estado. As notícias de interdição de delegacias no interior revelam que persistem os mesmos problemas de ausência de vagas nas Unidades Prisionais.

Lentamente, as notícias de execução de presos confirmam um gradual, mas firme retrocesso. 

Há poucos dias, o Grupo de Monitoramento do Sistema Penitenciário discutia a possibilidade de encerramento das atividades das Apacs no Estado. Por um triz não foram extintas.

Próxima semana, haverá paralisação de advertência dos agentes penitenciários. Já avisaram que não haverá visita na quarta feira, uma notícia que sempre deixa a comunidade carcerária sob tensão.

Na quarta-feira (23), o interno Pedro Araujo da Silva, 35, foi morto a chuçadas no Presídio São Luís II. Ele havia chegado no dia 18 de Zé Doca.

Um princípio de motim teria sido controlado pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar no CDP de Pedrinhas na tarde desta quinta-feira (24).

Para completar, Paulo Rogério Barbosa Soares, 29, preso do CDP de Pedrinhas, foi encontrado morto na ala delta da unidade, com uma chuçada no peito, logo depois de controlado o princípio de rebelião.

Nenhum comentário: