quarta-feira, 8 de abril de 2009

Atualização da Conjuntura Política no Estado

Sarney vence no Senado, mas sofre o desgaste cotidiano na mídia nacional. Jackson foi cassado, num julgamento confuso. Roseane deve assumir, para não fazer nada. Governará poucos meses e 2010 será ano eleitoral. A branca deve contar com o apoio de Lula, especialmente em convênios com os municípios. O quadro ainda está confuso, mas parece que ela não terá apoios esmagadores de prefeitos e deputados.

Jackson intensifica medidas populares e lança mão de reservas orçamentárias. O grupo Sarney tenta impedir no judiciário e no TCU. Há uma sensação efetiva de que o mandato foi realmente reduzido para dois anos.

O grupo Sarney tenta impedir medidas que Roseane não poderá adotar. Seu governo será apenas um arremedo de governo, o que acarretará repercussões políticas na disputa de 2.010. Jackson ainda terá forças para garantir a unidade da frente de libertação. Sua imagem de vítima fortalecerá o sentimento de rejeição ao grupo Sarney.

Roseana arrastará consigo os aliados envergonhados. Será a hora em que não poderão se afastar da responsabilidade de garantir a governabilidade. Entre eles, Whashington Luís e seu grupo petista. Assumirão tarefas secundárias no governo e arcarão com os prejuízo políticos de um governo sem transparência e profundamente descolado dos movimentos sociais. Será um comício de Timon em câmera lenta, com visibilidade total.

O PCdoB, de Flávio Dino, mantém-se distante do governo Jacskon, desde as eleições municipais. Abdicou da tarefa de defender o governo desde então. Com presença em alguns movimentos sociais e muito afeto às mobilizações políticas, simplesmente desapareceu. A aliança de Lula com o PMDB pode influir na relação do PCdoB local com o grupo Sarney, isto é fato. Depois, a opção de Jackson pelo PSDB deixou marcas profundas em Flávio. Resta saber se o partido irá tomar o mesmo caminho que a articulação de Whashington.

Se a frente de libertação retornará, virá mais forte, em termos de presença dos movimentos sociais e com a análise crítica do desempenho do governo e de auxiliares de governo em determinadas áreas críticas.

Nenhum comentário: