quinta-feira, 30 de abril de 2009

PT e PSDB

O argumento dos petistas neo-sarneístas de que são tucanos os apoiadores do governo Jackson é frágil. Essa mesma corrente também apoia tucanos em outros Estados e dentro do próprio Estado do Maranhão. Tem até vice de prefeito tucano, a exemplo de Açailândia. Na Bahia, a CNB se debate contra o PMDB de Geddel Vieira Lima, aliando-se com tucanos. Lá, PT e PSDB são aliados desde os tempos em Antônio Carlos Magalhães comandava o PFL nacional e estadual. Zé Dirceu, um expoente da CNB, diz o seguinte (http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2752&Itemid=63):
"Isso não significa que não podemos fazer alianças pontuais ou mesmo históricas com partidos de direita ou de centro-direita, o caso do PSDB, que caminhou da esquerda progressista para a centro-direita. Dou vários exemplos: nos unimos ao PFL na Campanha das Diretas; ao PSDB da Bahia, na luta contra o Carlismo; na própria Vinhedo (SP), onde agora vivo, o PT já ocupou a vice-prefeitura do PSDB por duas vezes;e Jorge Viana governou o Acre, em seu primeiro mandato, com um vice do PSDB. Portanto, se acontecer, não será a primeira vez que fazemos alianças com o PSDB em cidades ou Estados".

Portanto, é necessário buscar outras razões que justifiquem a paixão de Lula por Sarney. Certamente que não é a preservação do afastamento ideológico entre PSDB e PT. Se houvesse aproximação de Lula a Jackson, como fez na Bahia com os tucanos, seu palanque certamente seria o da Frente da Libertação do Maranhão.

Nenhum comentário: