quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mundinha Lança Livro

C O N V I T E



Pesquisadora Mundinha Araújo e Ética Editora Convidam para lançamento do livro Em busca de Dom Cosme Bento das Chagas – NEGRO COSME: Tutor e Imperador da Liberdade, que acontecerá às 18:h30min. do dia 12 de setembro/08 (sexta-feira), na escadaria do Arquivo Público do Estado do Maranhão, Rua de Nazaré nº 218 – Centro/Projeto Reviver.



No interior do Maranhão, na primeira metade do século XIX – Quilombolas, Escravos, Balaios, e Bem-te-vis foram protagonistas da maior rebelião popular ocorrida nessa província – a Guerra da Balaiada no Maranhão(1838 a 1841). O negro livre Cosme Bento das Chagas, o Negro Cosme, liderou a insurreição de Escravos deflagrada nesse período, arregimentando para mais de 3.000 negros quilombolas na luta pela Liberdade.



A Obra: Para desvendar a participação de Negro Cosme na Balaiada, e o perfil desse líder, que ainda hoje é um enigma para os historiadores, Mundinha Araújo, militante do Movimento Negro e Fundadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão-CCN, desenvolveu ampla pesquisa documental em arquivos e bibliotecas, revelando neste trabalho a trajetória de Dom Cosme Bento das Chagas – Tutor e Imperador da Liberdade, desde 1830 até a sua execução em 1842.



Contamos com sua presença, neste importante vento educacional e cultural.



(1838 a 2008) 170 ANOS DA BALIADA NO MARANHÃO

VALEU NEGRO COSME !



Saudações Quilombolas!

Mundinha Araújo.

Nenhum comentário: