segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Juiz Condena Policiais que Mataram Gerô

Informãções da Corregedoria de Justiça, publicada em todos os jornais da ilha:

"Policiais envolvidos no caso Gerô são condenados
enviar imprimir


SÃO LUÍS - O juiz da 7ª Vara Criminal de São Luis, José Luis Oliveira de Almeida, condenou, a oito anos de reclusão, três dos quatro policiais militares acusados de torturar e matar Jeremias Pereira da Silva, o "Gerô", em crime ocorrido no dia 22 de março de 2007. A sentença foi proferida na última segunda-feira (1º).

Os soldados Paulo Roberto Almeida Paiva e José Expedito Ribeiro de Farias e o sargento Sérgio Henrique Mendes foram condenados a pena definitiva de nove anos e quatro meses de reclusão, sendo que um ano e quatro meses já foram cumpridos, pois os mesmos já estão presos. Os acusados também perderam seus cargos e não poderão voltar ao serviço público nos próximos 18 anos.

Por outro lado, o magistrado absolveu o capitão Nildson Lenine Rabelo Pontes, por entender que ele não teve participação no acontecido.

Na sentença, o juiz explica que, mesmo sendo réus primários e possuindo bons antecedentes, os policiais militares devem permanecer presos e aguardar julgamento de eventual recurso à decisão, face à gravidade do crime cometido, pois "demonstram ser violentos e perigosos".

Segundo Almeida, é preciso acreditar que as instâncias formais, ou seja, Poder Judiciário, Ministério Público e Polícias estão vigilantes para punir, se for o caso, quem afronta a ordem pública. "A prisão dos acusados tem também uma função didática, pois com ela e em face dela é muito provável que os torturadores de plantão reavaliem os seus conceitos e reflitam em suas ações".

Nenhum comentário: