segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A BÍBLIA E O FUNDAMENTALISMO

No debate sobre a criminalização da homofobia, vários fundamentalistas apresentaram argumentos bíblicos para considerar o segmento LGBT não agraciado por Deus.
As citações bíblicas, condenando a homossexualidade existem, de fato, tanto no Velho como no Novo Testamento.

Em versículos como estes do Levítico:
“Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a mor­te” (Levítico 20:13)

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; (Levítico 18:22)

A Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, diz: “Não errais: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem malakoi, nem arsenokoitai herdarão o reino de Deus”.

Os fundamentalistas traduzem essas palavras gregas como “efeminados e homossexuais”. Traduções mais recentes e criteriosas preferem “pervetores”, “pervertidos” ou “imorais”.

Mas também existem passagens envolvendo a relação entre o rei Davi e Jônatas, presente em Samuel I e II.

Jônatas era filho do rei Saul de Israel e seu sucessor natural. Mas fez uma aliança com Davi, que acabou sendo escolhido para o trono, o que Jônatas aceitou de coração.

De fato, os verbetes convidam a uma reflexão, sobre homoafetividade na Bíblia:

(1SM 18:1-4) “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para a casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.”

(1SM 20:3) “Então Davi tornou a jurar, e disse: Teu pai sabe muito bem que achei graça em teus olhos; por isso disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o Senhor, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte. E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei.”

(1SM 20:41) “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais.”

(2SM 1:25-26) “Como caíram os poderosos, no meio da peleja! Jônatas nos teus altos foi morto. Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.”

Tais passagens apenas comprovam que a Bíblia é um documento complexo, que exige estudos e cuidadosa interpretação.

Várias outras recomendações do Livro Sagrado são polêmicas ou impraticáveis nos dias atuais.

Até o mais arraigado seguidor da Palavra terá dificuldade em seguir a Bíblia ao pé da letra, como querem alguns fundamentalismos.

Por exemplo:

Comer carne de porco - Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos (Levítico 11:7,8). Poucas denominações cristãs cumprem essa orientação nos dias atuais.

Cortar o cabelo e a barba - Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba (Levítico 19:27).

Tatuagem - Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor (Levítico 19:28).

Comer frutos do mar - Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação (Levítico 11:10).

Coito interrompido - Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. / E o que fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que também o matou (Gênesis 38:9,10).

Por outro lado, existem passagens que facilitariam a vida de todos nós, acaso fôssemos capazes de fazer a melhor e mais acolhedora interpretação.

A que indica que os Dez Mandamentos podem ser resumidos pela Boa Nova de Cristo Libertador:

Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê (Romanos 10:4).

As que resumem todos os outros mandamentos em apenas dois:
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus 22:37-40).

Como se vê, a Bíblia é uma boa leitura, mas convida para um esforço interpretativo a partir desses dois princípios fundamentais. O fundamentalismo não gosta de princípios e muito menos da interpretação. É uma espécie de legalismo de cunho religioso.

Com a Bíblia na mão, podemos ser profetas do amor ou do ódio. É o caminho da leitura que vai dizer.

Nenhum comentário: