sexta-feira, 12 de junho de 2015

Vitória do Mearim: os policiais militares estavam presentes?



A execução sumária de Vitória do Mearim foi judicializada. Todos os envolvidos diretos no crime estão presos.

No entanto, os policiais militares alegam em sua defesa que não estavam presentes no momento dos disparos efetuados pelo zelador, Luiz Carlos Machado.

Um novo vídeo está sendo divulgado, como possível prova da inocência dos policiais. No entanto, uma análise mais atenta pode ter efeito contrário. Paralisando a imagem é possível constatar que os policiais na viatura que chegava tinham condições de perceber o ocorrido.

Nesse outro vídeo, que circula no youtube, temos impressão parecida.



Mas esse não é o único detalhe incriminador em jogo. A simples presença do zelador, exercendo funções típicas de policia, já é um problema com repercussões graves na esfera funcional de muita gente, não apenas dos PMs presentes no local do crime.

Pelo menos em um aspecto os PMs têm razão: a responsabilidade não pode recair apenas sobre as costas dos peixes pequenos.

Esses dois policiais eram subordinados a um comando e a uma autoridade local. Resta evidente que o zelador estava na operação policial com o conhecimento de autoridades superiores naquele município. E tal fato já vinha ocorrendo há mais tempo, visto que o atirador é reincidente em outro crime semelhante, ocorrido cerca de três anos atrás.

Os familiares desse crime anterior já buscaram a Comissão de Direitos Humanos da OAB para exigir providências em relação ao primeiro processo que visa responsabilizar também Luiz Carlos Machado.

Nenhum comentário: