quarta-feira, 14 de maio de 2014

SEGUNDA ETAPA DO “CINEMA PELA VERDADE” EM SÃO LUÍS


O quê? Cinema Pela Verdade Segunda Etapa.

Quando? 14, 19 e 20 de Maio às 18hrs (14 e 20) e às 17hrs (19/05)

Onde? Auditório de História UEMA/CENTRO (14 e 20) e Sala de Vìdeo CEUMA/Renascença (19/05)

Quanto? Gratuito.




Para quem ainda não conhece, a Mostra Cinema pela Verdade, uma realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, exibe, simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação, filmes que retratam sobre o período Ditatorial Brasileiro e seus resquícios.
As exibições são gratuitas e abertas ao público em geral. Todas serão seguidas de debates com participação de professores, ex-militantes e pesquisadores do tema. Os filmes exibidos este ano são os documentários: “Repare bem”, “Camponeses do Araguaia - a guerrilha vista por dentro” e “Ainda existem perseguidos políticos”.

Confira abaixo as Datas, Locais e Horários

>Data: 14/05/2014
-Horário: 18h00m

-Local: Auditório de História - UEMA/CENTRO
-Filme: “Repare Bem”, de Maria de Medeiros

> Data: 19/05/2014
- Horário: 17h00m
- Local: Sala de Vídeo - CEUMA/Renascença
- Filme: "Ainda Existem Perseguidos Políticos", produzido pela ONG Acesso


> Data: 20/05/2014
- Horário: 18h00m

-Local: Auditório de História - UEMA/CENTRO

- Filme: “Camponeses do Araguaia", a Guerrilha Vista por Dentro”, de Vandré Fernandes

Sobre os Filmes a serem exibidos:

Repare Bem, de Maria de Medeiros
Documentário, 10 anos, 95 min., França, Itália, Brasil, 2012
Sinopse: O jovem guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri” morre em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira, depois de 109 dias de tortura. Sua companheira, Denise Crispim, perseguida e presa durante a sua gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento de Eduarda. Lá, encontra seus pais exilados, os quais dedicaram toda a sua vida à luta pela liberdade. A violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos a se dispersar pelo mundo.

Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes
Documentário, 14 anos, 73 minutos, Brasil, 2010
Sinopse: Camponeses falam da amizade com os “paulistas”, como chamavam os militantes do PC do B que lutaram na Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar, e revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região entre 1972 e 1974.

Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido pela ONG Acesso
Documentário, 10 anos, 54 minutos, Brasil
Sinopse: O filme tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, pós-Ditadura Civil-Militar implantada no País a partir de 1964. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições estatais brasileiras. Apresenta também imagens do projeto que levou este debate para os mais variados públicos (quilombolas, universitário, LGBTT, assentados do MST, comunidades periféricas, etc) desenvolvido pela Acesso - Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Comissão de Anistia.


Mais informações em: https://www.facebook.com/events/319771841507334/?ref_newsfeed_story_type=regular

Nenhum comentário: