sábado, 8 de dezembro de 2012

Quilombo de Poraqué em busca da Justiça


A luta começa muito cedo.



 Na sede do STTR de Codó.


Na saída do Fórum



Ocorreu, no dia 6 de dezembro, a audiência de justificação prévia, nos autos da ação possessória movida pela comunidade de Poraqué, contra o latifundiário Biné Figueiredo, no Fórum da Comarca de Codó/MA.
Um ônibus levou os moradores até a cidade, porque a ansiedade mobilizou a todos. Ninguém queria deixar a representante da associação e as testemunhas sozinhas no Fórum. As crianças também vieram com seus pais e permaneceram no prédio até o final da audiência, por volta das dezoito horas.
Logo depois das eleições, Biné Figueiredo contratou cerca de vinte homens armados para fazer a segurança da propriedade e ameaçar os moradores, visando a expulsão dos mesmos da área.
Mais recentemente, por ocasião do programa Caravana da Liberdade, em Codó, policiais rodoviários surpreenderam dois policiais militares, portando armas registradas da PM do Maranhão, fazendo a segurança da fazenda. A partir daí as violências praticadas por Biné Figueiredo foram denunciadas com mais força na mídia local. Matança de animais domésticos; destruição de cemitérios; cercamento ilegal, esbulhando a posse tradicional da comunidade; a presença ostensiva de homens armados perambulando pelo povoado e ameaças de expulsão compõem hoje o cotidiano de uma comunidade cuja existência remonta ao período da escravidão.
Depois da oitiva das testemunhas, com parecer do Ministério Público, favorável à comunidade, o processo está concluso ao juiz da 1ª Vara de Codó, para a apreciação. Nesta fase, concederá ou não a liminar para a proteção da posse dos moradores de Poraqué.

Nenhum comentário: