quarta-feira, 12 de março de 2014

Sobre o motim do final de semana

Sexta-feira (dia 07) o Geope (Grupo de Operações Especiais Penitenciárias) resolveu fazer revista de celas no CDP de Pedrinhas. O resultado foi um cenário de violência que beirou ao desastre.

Ontem, juntamente com o advogado Igor Almeida (da SMDH) fizemos o atendimento dos detentos lesionados. Um pavilhão da unidade prisional foi praticamente destruído. Havia colchões e objetos dos presos destruídos e amontoados no corredor. O cenário era de destruição, com notícias de uma greve de fome se alastrando para outras unidades prisionais.



Os presos relataram que o Geope entrou e um agente penitenciário desferiu um tapa no rosto de um preso, que revidou. Após isso, o preso foi castigado duramente e ontem teve que ser carregado para o atendimento.


Houve disparo de armas letais, pelo visto. Os presos reuniram cápsulas e apontaram marcas de tiros no muro do pátio. Um procedimento foi instaurado junto à Corregedoria do Sistema Penitenciário, mas a OAB representará para que se apure a ocorrência do crime de tortura.


Como resposta ao Geope, o pavilhão trabalhou sem parar a construção de um túnel para fuga. Constatamos grande quantidade de terra, armazenada nos interiores da celas, durante dois dias ininterruptos de trabalho ostensivo dos presos.





A Força Nacional foi chamada a intervir, porque os detentos mobilizados impediam o acesso das autoridades penitenciárias até o local do túnel. Houve o emprego da força para a desobstrução.

Lideranças do Primeiro Comando do Maranhão agora ameaçam quebrar a cadeia caso providências não sejam adotadas contra o Geope.

Continuamos aguardando providências no tocante a superlotação, porque os efeitos do mutirão carcerário ainda são tímídos nesse aspecto.

Nenhum comentário: