quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A Barbárie no Globo News

Presos pulam muro de presídio em Pedrinhas, no Maranhão; situação é tensa no local

Na manhã desta quarta-feira, durante um protesto de agentes penitenciários e monitores, nova tentativa de fuga, flagrada pela mídia local e retransmitida a nível nacional. O tumulto estaria sendo causado pela transferência de alguns presos para a nova unidade prisional.

O complexo penitenciário de pedrinhas já registra 16 mortes somente no ano de 2014. Ano passado foram 62.

No dia 4 de setembro houve um confronto e um agente terceirizado foi baleado e um detento foi morto.



Hoje Pedrinhas foi o show de novo, com direito à transmissão ao vivo da barbárie. Na madrugada ainda, um grupo de detentos fugiu por meio de um túnel do Presídio São Luís I (PSL I).

O cenário da escavação do túnel é claro: nenhum presídio sério permitiria tanto espaço de tempo para uma escavação desse tipo.  Segundo o ex-secretário, Sebastião Uchôa, os responsáveis pela unidade prisional teriam passado três dias sem revistar as celas, dando tempo para que os presos cavassem o túnel.

O fato ocorreu na mesma semana em que o diretor da Casa de Detenção (Cadet), Cláudio Barcelos, foi preso suspeito de receber dinheiro para facilitar fuga e saídas de presos.

No mês já é a segunda fuga, de grandes proporções. No dia 10 de agosto, 36 presos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) da penitenciária, depois que quatro homens roubaram uma caçamba, fizeram o motorista refém e o obrigaram jogar o veículo de encontro aoo muro da unidade.

Fala-se em 92 fugas somente em 2014.

O problema atinge o ápice às vésperas do pleito eleitoral, criando mais dificuldades para a candidatura de Edson Lobão Filho. Resta saber até que ponto a exploração política do problema também poderá respingar do outro lado também, onde a figura do candidato a deputado, Raimundo Cutrim, desponta silenciosamente.

Nenhum comentário: