sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Mensagens subliminares da campanha de 2022 no Maranhão

Diante do impasse da sucessão, Flávio Dino cozinha o galo, enquanto ocorre intensa movimentação nos bastidores. Além de peças que são movidas no tabuleiro nacional, as articulações políticas locais podem definir a conjuntura.

Weverton (PDT) e Brandão (PSDB por enquanto) sabem que o apoio de prefeitos podem levar a disputa ao cheque mate. Nessa fase, chefe de poder executivo valoriza seu passe e vende caro. Leva quem se movimentar melhor, não necessariamente com compromissos meramente financeiros. A política é a arte do convencimento, mas também dos acordos.

Olhando de longe, Weverton parece se movimentar com mais rapidez e eficiência, mas tem a máquina do governo contra si. A disputa está sendo feroz. Brandão é mais pesado, não é do tipo que empolga nos palanques e depende dos cofres do governo para cumprir compromissos. O que um prefeito pede para Weverton não é o mesmo que ele pede para Brandão.

Dino não pode atacar publicamente Weverton, por isso movimenta seu exército nos bastidores. Sabe que o apoio do senador do PDT será importante para sua eleição ao Senado, eleição de uma única vaga. Dino sabe que Weverton tem prefeitos fiéis e muitos aliados. Por sua vez, Weverton não pode anunciar apoio a outro candidato a Senador, até que a escolha se defina. Por enquanto publicamente se beijam, mas nesse beijo tem veneno.

As escaramuças emergem mais claramente nos blogs alinhados a um e outro. Ali se encontram os registros históricos que precedem a grande e provável ruptura. Weverton já disse que "foguete não tem marcha ré". Quando a cisão se concretizar, em palanques distintos, os ataques recíprocos serão inevitáveis. E o eleitorado não vai compreender como dois candidatos que se atacam ainda possa integrar o mesmo grupo político.

O resultado disso já é esperado. Dino chocou um ovo de serpente. Por enquanto as mensagens são subliminares. Mas eles entendem o significado de tudo e cada passo está sendo calculado com atenção redobrada  nessa fase. Existe uma mina enterrada no terreno da política que pode explodir a qualquer momento. Um passo em falso e tudo vai para os ares.

Nenhum comentário: