segunda-feira, 11 de outubro de 2021

54 ANOS DO ASSASSINATO DE CHE GUEVARA

 



No dia 09 de outubro completou 54 anos do assassinato de Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como Che Guevara. Ele morreu em La Higuera, pequena aldeia na Bolívia. Foi capturado por militares comandados pelo capitão Gary Prado Salmón e executado pelo tenente Mario Terán com um rajada de fuzil. Che Guevara foi um dos líderes da Revolução Cubana e sonhava em libertar toda a América Latina das desigualdades que ele conheceu ao longo da vida e que eram reforçadas pelo imperialismo norte-americano. 

Che sai de Havana com o intuito de compartilhar as experiências da revolução com outros países da América Latina, partindo assim para a Bolívia. Treinou 47 guerrilheiros na selva boliviana, pertencentes ao denominado Exército de Libertação Nacional da Bolívia (ELN). Foram 11 meses de combate até o exército boliviano bloquear todas as rotas de fuga do grupo no dia 8 de outubro de 1967. Che e outros dois membros do ELN foram capturados, interrogados e executados em uma escola em La Higuera, no dia 9 de outubro. 

Enquanto líder revolucionário, Che Guevara lutou até o dia de sua morte pela libertação dos povos latino-americanos. Que o espírito revolucionário continue presente em todes que lutam contra as explorações e opressões do mundo. Viva La Revolución! Viva Che Guevara! 

Nenhum comentário: