terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dezoito Mortos em Pedrinhas

O saldo das rebeliões em Pedrinhas foi de 18 mortos. Essa foi a maior e a mais terrível chacina de presos ocorrida na história deste complexo penitenciário. Até a noite de segunda-feira, 9 corpos haviam sido liberados pelos presos do pavilhão C, do Presídio São Luís. Três haviam sido decapitados. Cinco monitores continuavam reféns dos presos rebelados. Um outro preso foi morto na Penitenciária Agrícola de Pedrinhas.Já tínhamos informações dos presos que pelo menos mais cinco tinham sido mortos. Vimos, também, do portão de ferro, entreaberto, corpos empilhados no chão do pavilhão.
Hoje, a suspeita se confirma: seis presos haviam sido mortos naquele pavilhão. Os monitores reféns foram liberados.
Todas as reivindicações dos presos foram negociadas, na presença das autoridades e da imprensa, conforme exigência dos rebelados, ainda na segunda-feira. Mesmo assim, os rebelados insistiram em manter os reféns, até o dia seguinte.
Existem rumores de que a rebelião teria motivações políticas, parecidas com as da FUNAC. Nesse caso, o objetivo oculto seria a deposição do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes. Depois desse trágico episódio, sobe para 34 o número de presos mortos em presídios e delegacias no ano 2010, ultrapassando a cifra estapafúrdia de 24, do ano de 2008.
Acredito que houve muito investimento do governo, no sentido de inibir a ação da mídia. A não ser os tradicionais programas policiais das rádios AMs, não se viu muita coisa sobre essa rebelião, mesmo a nível nacional. As imagens fortes dos corpos decapitados foram eliminadas dos jornais tradicionalmente sanguinolentos.
Nennhum esforço midiático será capaz de livrar o sistema prisional maranhense de uma avaliação crítica, nem mesmo dos próprios governistas.

Veja a repercussão nacional da rebelião nos links abaixo:

http://videos.r7.com/rebeliao-em-presidio-de-sao-luis-ma-acaba-e-sobe-para-18-o-numero-de-presos-mortos-/idmedia/7e29b61e9aa8eb29bdc341c226539a72.html


http://noticias.r7.com/videos/sobe-o-numero-de-mortos-em-rebeliao-em-sao-luis-do-maranhao-/idmedia/bccb86858ba318e18c3b6f1111f4bdd2.html


http://noticias.r7.com/videos/rebeliao-do-maranhao-termina-com-18-presos-mortos/idmedia/85cc1381a915afee06b49642dfcfe17d.html

Nenhum comentário: