http://www.diap.org.br/index.php/eleicoes-2010/bancadas-suprapartidarias/ruralista
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP
Qua, 05 de Janeiro de 2011
A bancada ruralista, uma das mais eficientes do Congresso, cresceu nas eleições de 2010 e terá sua capacidade de atuação ampliada nas discussões, articulações e negociações de políticas públicas do setor no âmbito do Poder Legislativo.
Levantamento realizado pelo DIAP aponta a reeleição ou eleição de 159 parlamentares que deverão priorizar, a partir de 2011, a agenda do setor rural.
Dos 159 parlamentares ruralistas, 91 são deputados reeleitos e 50 deputados novos. Para fechar a conta, há ainda 18 senadores, sendo dez atuais com mandato até 2015, seis novos e dois reeleitos que cumprirão mandato até 2019.
Na atual legislatura, o DIAP identifica 120 parlamentares atuantes na defesa da agenda ruralista, apenas três a mais que a quantidade da legislatura passada, que contava com 117 representares do setor empresarial rural.
O Departamento classifica como integrante da bancada ruralista aquele parlamentar que, mesmo não sendo proprietário rural ou da área de agronegócios, assume sem constrangimento a defesa dos pleitos da bancada, não apenas em plenários e nas comissões, mas em entrevistas à imprensa e nas manifestações de plenário.
Enquadra-se nessa classificação o deputado reeleito Ônix Lorenzoni (DEM-RS), que mesmo não sendo dono de propriedade rural, atua e defende o setor rural na Comissão de Agricultura, principal colegiado da Câmara para onde convergem as demandas do setor rural. Além de Ônix, outros 21 deputados reeleitos integram atualmente a comissão permanente.
De composição pluripartidária, a bancada tem sido um exemplo de grupo de interesse e de pressão bem sucedido. O perdão de dívida é pauta constante dos ruralistas. Sempre que existe uma matéria relevante para votar, a bancada exige o perdão ou renegociação de dívidas, sob pena de votar contra o governo.
Em geral, os governos cedem no que é possível e não foi diferente no governo Lula. Em junho de 2005, por exemplo, os ruralistas emperraram a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2006. A bancada venceu a queda de braço com a base do governo numa negociação que perdurou duas semanas.
No topo da agenda atual da bancada ruralista estão as alterações do Código Florestal Brasileiro e a revisão dos índices de produtividade adotadas na reforma agrária.
A prioridade da frente inclui, ainda, temas espinhosos como mudanças na legislação trabalhista, fundiária, tributária, indigenista e quilombola, bem como a defesa de alterações na legislação ambiental e social que alegam indispensável à preservação da produtividade e a competitividade do setor.
A bancada ruralista também deve concentrar esforços para tratar de questões ligadas à limitação de compra de terras por estrangeiros, a ampliação de infra-estrutura e de logística, criação de unidades de conservação e de mudanças climáticas, bem como discussões sobre novas fontes de energia renovável.
A bancada ruralista na Câmara dos Deputados ganhou novos adeptos influentes no setor como o arrozeiro Paulo Cezar Quartiero (DEM-RR), porta-voz e defensor dos agricultores na demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol.
Outro nome bastante comemorado entre os novos ruralistas é o do deputado federal eleito Irajá Abreu (DEM-TO), filho da presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e senadora ruralista reeleita, Kátia Abreu (DEM-TO).
Entre os líderes ruralistas reeleitos, destaque para o deputado Homero Pereira (PR/MT), que liderou em 2005 o "tratoraço" e o locaute ruralista que fechou rodovias país afora em maio de 2006. O parlamentar é presidente da Federação Estadual de Agricultura de Mato Grosso.
Por gênero, a bancada ruralista é majoritariamente masculina. Apenas cinco mulheres freqüentam esse seleto grupo. São elas as novas deputadas federais Jaqueline Roriz (PMN-DF), filha do ex-senador e ex-governador do DF, Joaquim Roriz, e Iracema Portela (PP-PI), esposa do deputado federal e senador eleito Ciro Nogueira (PP). Completam o grupo as senadoras reeleitas Kátia Abreu (DEM-TO) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).
No Senado, a força do agronegócio será ainda maior na próxima legislatura com a chegada dos ex-governadores Blairo Maggi (PR-MT), Ivo Cassol (PP-RO), Luiz Henrique (PMDB-SC), Marcelo Miranda (PMDB-TO). Vai se juntar ao grupo o atual deputado federal, eleito para seu primeiro mandato de senador por Alagoas, Benedito de Lira (PP).
Por partido e região
Nas eleições de 2010, mantendo o resultado de outros pleitos, o PMDB elegeu a maior quantidade de ruralistas, 36 parlamentares, seguido do DEM e do PP, empatados com 24 representantes. O PSDB está com 22 ruralistas. O PR, 15, o PTB, 10, e o PDT nove ruralistas.
Outros seis partidos também integram a elite ruralista com deputados eleitos ou reeleitos. O PPS com seis, o PSC com cinco, o PSB com quatro, o PMN dois, o PRB e o PTdoB com um deputado cada.
Um dado bastante interessante na bancada ruralista é o fato de que tanto na Câmara quanto no Senado a região Nordeste lidera o ranking de parlamentares ruralistas. Dos 141 deputados ruralistas, 48 são da região nordeste, e destes, 17 são da Bahia. No Senado, dos 18 ruralistas, sete são da região nordeste e dois deles do estado de Alagoas.
A região Sudeste possui a segunda maior bancada ruralista na Câmara, com 37 parlamentares. Já no Senado, a região que agrupa o maior colégio eleitoral do país não possui nenhum senador ruralista.
A região Sul, que ocupa na Câmara a terceira maior bancada ruralista, ficou com a última posição no Senado, apenas dois representantes. Entre eles, o senador Cassildo Maldaner (PMDB-SC), 1º suplente do senador eleito governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM). Maldener será efetivado no mandato e permanecerá no cargo até 2015.
A 54ª legislatura será marcada pela aplicação plena da fidelidade partidária com o mandato parlamentar pertencendo ao partido e não mais ao deputado ou senador eleito.
Mesmo assim, por conta do reforço dos novos ruralistas sufragados nas urnas, da unidade de atuação e da agenda propositiva, a bancada ruralista tem grande potencial para continuar influente em relação às propostas voltadas para o agronegócio nacional e para o mercado externo.
Bancada ruralista na Câmara dos Deputados
1.Abelardo Lupion (DEM/PR) - Reeleito
2.Ademir Camilo (PDT/MG) - Reeleito
3.Aelton Freitas (PSDB/MG) - Reeleito
4.Afonso Hamm (PP/RS) - Reeleito
5.Alex Canziani (PTB/PR) - Reeleito
6.Alexandre Silveira (PPS/MG) - Reeleito
7.Alfredo Kaefer (PSDB/PR) - Reeleito
8.Aline Correa (PP/SP) - Reeleita
9.Almeida Lima (PMDB/SE) - Novo
10.Anibal Gomes (PMDB/CE) - Reeleito
11.Antônio Andrade (PMDB/MG) - Reeleito
12.Antonio Imbassahy (PSDB/BA) - Novo
13.Aracely de Paula (PR/MG) - Reeleito
14.Arnaldo Jardim (PPS/SP) - Reeleito
15.Arnon Bezerra (PTB/CE) - Reeleito
16.Arthur Lira (PP/AL) - Novo
17.Arthur Maia (PMDB/BA) - Novo
18.Asdrubal Bentes (PMDB/PA) - Reeleito
19.Átila Lira (PSB/PI) - Reeleito
20.Augusto Coutinho (DEM/PE) - Novo
21.Bernardo Santana (PR/MG) - Novo
22.Betinho Rosado (DEM/RN) - Reeleito
23.Bilac Pinto (PR/MG) - Reeleito
24.Carlaile Pedrosa (PSDB/MG) - Novo
25.Carlos Alberto Leréia (PSDB/GO) - Reeleito
26.Carlos Bezerra (PMDB/MT) - Reeleito
27.Carlos Melles (DEM/MG) - Reeleito
28.Cesar Halim (PPS/TO) - Novo
29.Cezar Silvestri (PPS/PR) - Reeleito
30.Diego Andrade (PR/MG) - Novo
31.Dilceu Sperafico (PP/PR) - Reeleito
32.Dimas Fabiano (PP/MG) - Novo
33.Domingos Sávio (PSDB/MG) - Novo
34.Dona Iris (PMDB/GO) - Reeleita
35.Duarte Nogueira (PSDB/SP) - Reeleito
36.Edinho Araújo (PMDB/SP) - Novo
37.Edinho Bez (PMDB/SC) - Reeleito
38.Edmar Arruda (PSC/PR) - Novo
39.Eduardo Gomes (PSDB/TO) - Reeleito
40.Eliene Lima (PP/MT) - Reeleito
41.Espiridião Amin (PP/SC) - Novo
42.Fábio Souto (DEM/BA) - Reeleito
43.Felix Jr. (PDT/BA) - Novo
44.Fernando Torres (DEM/BA) - Novo
45.Genecias (PMDB/CE) - Novo
46.Genecias Mateus (PMDB/CE) - Novo
47.Geraldo Thadeu (PPS/MG) - Reeleito
48.Giovani Cherini (PDT/RS) - Novo
49.Giovanni Queiroz (PDT/PA) - Reeleito
50.Giroto (PMDB/MS) - Reeleito
51.Gonzaga Patriota (PSB/PE) - Reeleito
52.Hauly (PSDB/PR) - Reeleito
53.Hélio Santos (PSDB/MA) - Reeleito
54.Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) - Reeleito
55.Heuler Cruvinel (DEM/GO) - Novo
56.Homero Pereira (PR/MT) - Reeleito
57.Inocêncio Oliveira (PR/PE) - Reeleito
58.Iracema Portela (PP/PI) - Nova
59.Irajá Abreu (DEM/TO) - Reeleito
60.Jaqueline Roriz (PMN/DF) - Nova
61.João Campos (PSDB/GO) - Reeleito
62.João Carlos Bacelar (PR/BA) - Reeleito
63.João Lyra (PTB/AL) - Novo
64.João Magalhães (PMDB/MG) - Reeleito
65.João Maia (PR/RN) - Reeleito
66.Joaquim Beltrão (PMDB/AL) - Reeleito
67.Johnathan de Jesus (PRB/RR) - Novo
68.José Carlos Araújo (PDT/BA) - Reeleito
69.José Linhares (PP/CE) - Reeleito
70.José Nunes (DEM/BA) - Novo
71.José Rocha (DEM/BA) - Reeleito
72.Josue Bengtson (PTB/PA) - Novo
73.Jovair Arantes (PTB/GO) - Reeleito
74.Júlio Campos (DEM/MT) - Novo
75.Júlio Cesar (DEM/PI) - Reeleito
76.Julio Semeghini (PSDB/SP) - Reeleito
77.Junior Coimbra (PMDB/TO) - Novo
78.Junji Abe (DEM/SP) - Novo
79.Lael Varella (DEM/MG) - Reeleito
80.Laurez Moreira (PSB/TO) - Novo
81.Lázaro Botelho (PP/TO) - Reeleito
82.Leandro Vilela (PMDB/GO) - Reeleito
83.Leonardo Quintão (PMDB/MG) - Reeleito
84.Leopoldo Meyer (PSB/PR) - Novo
85.Lira Maia (DEM/PA) - Reeleito
86.Lourival Mendes (PTdoB/MA) - Reeleito
87.Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA) - Novo
88.Luiz Argôlo (PP/BA) - Novo
89.Luiz Carlos Heinze (PP/RS) - Reeleito
90.Luiz Fernando Farias (PP/MG) - Reeleito
91.Mandetta (DEM/MS) - Novo
92.Marcio Bittar (PSC/AC) - Novo
93.Marçal Filho (PMDB/MS) - Reeleito
94.Marcelo Castro (PMDB/PI) - Reeleito
95.Marcio Reinaldo (PP/MG) - Reeleito
96.Marcos Medrado (PDT/BA) - Novo
97.Marcos Montes (DEM/MG) - Reeleito
98.Mário de Oliveira (PSC/MG) - Reeleito
99.Mário Negromonte (PP/BA) - Reeleito
100.Mauro Benevides (PMDB/CE) - Reeleito
101.Milton Monti (PR/SP) - Reeleito
102.Moacir Micheletto (PMDB/PR) - Reeleito
103.Moreira Mendes (PPS/RO) - Reeleito
104.Nelson Marchezan Júnior (PSDB/RS) - Novo
105.Nelson Marquezelli (PTB/SP) - Reeleito
106.Nelson Meurer (PP/PR) - Reeleito
107.Nelson Padovani (PSC/PR) - Novo
108.Newton Cardoso (PMDB/MG) - Reeleito
109.Onyx Lorenzoni (DEM/RS) - Reeleito
110.Oziel Oliveira (PDT/BA) - Novo
111.Paulo Cesar Quartiero (DEM/RR) - Novo
112.Paulo Magalhães (DEM/BA) - Reeleito
113.Paulo Piaui (PMDB/MG) - Reeleito
114.Pedro Fernandes (PTB/MA) - Reeleito
115.Pedro Novais (PMDB/MA) - Reeleito
116.Raimundão (PMDB/CE) - Novo
117.Raimundo Matos (PSDB/CE) - Reeleito
118.Raul Lima (PP/RR) - Novo
119.Reinaldo Azambuja (PSDB/MS) - Novo
120.Renato Molling (PP/RS) - Reeleito
121.Renzo Braz (PP/MG) - Novo
122.Roberto Balestra (PP/GO) - Reeleito
123.Roberto Britto (PP/BA) - Reeleito
124.Rodrigo de Castro (PSDB/MG) - Reeleito
125.Rodrigo Garcia (DEM/SP) - Novo
126.Ronaldo Benedet (PMDB/SC) - Novo
127.Ronaldo Caiado (DEM/GO) - Reeleito
128.Sandro Mabel (PR/GO) - Reeleito
129.Saraiva Felipe (PMDB/MG) - Reeleito
130.Sérgio Brito (PSC/BA) - Reeleito
131.Sérgio Guerra (PSDB/PE) - Novo
132.Sérgio Moraes (PTB/RS) - Reeleito
133.Vaz de Lima (PSDB/SP) - Novo
134.Vicente Arruda (PR/CE) - Reeleito
135.Vilson Covatti (PP/RS) - Reeleito
136.Walter Tosta (PMN/MG) - Novo
137.Wellington Fagundes (PR/MT) - Reeleito
138.Wellington Roberto (PR/PB) - Reeleito
139.Zé Silva (PDT/MG) - Novo
140.Zé Vieira (PR/MA) - Reeleito
141.Zenaldo Coutinho (PSDB/PA) - Reeleito
Bancada ruralista no Senado Federal
01.Álvaro Dias (PSDB/PR) - Atual - mandato até 2015
02.Benedito de Lira (PP/AL) - Novo - mandato até 2019
03.Blairo Maggi (PR/MT) - Novo - mandato até 2019
04.Cassildo Maldaner (PMDB/SC) - Atual - mandato até 2015
05.Eunício Oliveira (PMDB/CE) - Novo - mandato até 2019
06.Garibaldi Alves (PMDB/RN) - Atual - mandato até 2015
I07.vo Cassol (PP/RO) - Novo - mandato até 2019
08.Jayme Campos (DEM/MT) - Atual - mandato até 2015
09.João Durval (PDT/BA) - Atual - mandato até 2015
10.João Vicente Claudino (PTB/PI) - Atual - mandato até 2015
11.José Sarney (PMDB/AP) - Atual - mandato até 2015
12.Kátia Abreu (DEM/TO) - Atual - mandato até 2015
13.Lúcia Vânia (PSDB/GO) - Reeleita - mandato até 2019
14.Marcelo Miranda (PMDB/TO) - Novo - mandato até 2019
15.Mário Couto (PSDB/PA) - Atual - mandato até 2015
16.Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR) - Atual - mandato até 2015
17.Renan Calheiros (PMDB/AL) - Reeleito - mandato até 2019
18.Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB) - Novo - mandato até 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário