A Promotoria da Infância e da Adolescência está investigando a provável irregularidade no processo de transferência, de 11 adolescentes em conflito com a lei do Centro de Juventude Esperança (CJE), em São José de Ribamar (Maiobinha), para a Unidade do Alto da Esperança, em São Luís. A transferência teria ocorrido na última quinta-feira, 23, por força de uma decisão judicial anterior
A mudança dos internos em cumprimento de medidas socioeducativas precisaria receber aprovação prévia do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). A exigência de acompanhamento do órgão é estabelecida pela lei 12.594/2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Como Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente não está funcionando há cerca de um mês e a posse dos novos conselheiros será realizada apenas no dia 28 de agosto, é provável que a vistoria preliminar não tenha ocorrido e a transferência dos adolescentes tenha violado a lei do Sinase.
O decreto estadual com a nomeação dos conselheiros datado de 17 de agosto foi publicado apenas na última quinta-feira, dia 23.
Com informações da (CCOM-MPMA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário