sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OAB suspende três advogados suspeitos de elo com ataques no Rio


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/840021-oab-suspende-tres-advogados-suspeitos-de-elo-com-ataques-no-rio.shtml


Publicidade

DE SÃO PAULO

Em sessão realizada nesta quinta-feira, o Tribunal de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Rio decidiu suspender, temporariamente, três advogados suspeitos de envolvimento na onda de violência registrada no Estado.

Acompanhe a Folha no Twitter

Conheça a página da Folha no Facebook

Eles são acusados de repassar ordens do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP --apontado como um dos chefes da facção criminosa Comando Vermelho-- e do comparsa Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, para criminosos responsáveis pelos ataques.

Flávia Pinheiro Fróes, Luiz Fernando Costa e Beatriz da Silva Costa tiveram a prisão preventiva decretada na última sexta-feira (26) --eles ainda não foram localizados.

Nesta quinta, a OAB decidiu suspender os advogados por 90 dias, em medida cautelar. Ao final do processo, poderão ser expulsos.

ACUSAÇÃO

Ao decretar a prisão, na última sexta, o juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira afirmou que os advogados "periodicamente se uniram a eles na penitenciária e, através das entrevistas sigilosas, por força de suas profissões, receberam ordens transmitidas por bilhetes e outros escritos, como também no decorrer de suas entrevistas, verbalmente".

Na quinta-feira (25), Marcinho VP e Elias Maluco foram transferidos, por ordem judicial, da penitenciária federal de Catanduvas (PR) --de onde teriam dado as ordens para os ataques, segundo as investigações da polícia-- para outro presídio federal, em Porto Velho (RO).

O juiz da 1ª Vara Criminal de Bangu também determinou o fim das visitas íntimas dos dois traficantes. Tanto eles quanto os advogados responderão por associação para o tráfico e por envolvimento direto na série de crimes cometidos no Rio.

Nenhum comentário: