quinta-feira, 24 de março de 2011

PM´s do Amazonas atiram em adolescente




http://aceveda.com.br/blog/?p=26223&cpage=1
Adolescente baleado por policiais em Manaus, Amazonas, é incluído em programa de proteção a vítimas


março 23, 2011 by Aceveda

Filed under: Corrupção, Segurança pública

Como o comandante da polícia militar do Amazonas sabia do vídeo e da agressão e não tomou providências, presume-se que este é o comportamento padrão da PM no Amazonas, assassinos de crianças.

--------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Folha Online

O Ministério Público do Amazonas, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado, incluiu o garoto de 14 anos alvejado a queima-roupa por policiais militares no programa estadual de proteção a vítimas ameaçadas. Quatro membros da família dele também foram contemplados.

O procurador João Bosco Sá Valente, coordenador do programa, afirmou que desde 28 de fevereiro o comandante da Polícia Militar, coronel Dan Câmara, foi informado do caso, mas não tomou providências contra os oito policiais acusados de participar da agressão. No caso, o procurador diz que há provas de tentativa de homicídio qualificado. A pena varia de 12 a 30 anos de reclusão.
“Ele (o comandante Dan Câmara) teria que ter apurado o fato e não fez nada. Não é a primeira vez que ocorre omissão em relação às práticas dos policiais”, disse.
O caso veio à tona na terça-feira (22), quando imagens de policiais atirando contra o adolescente foram divulgadas pela TV A Crítica, retransmissora da Record no Estado. A ação contra o garoto aconteceu em 17 de agosto de 2010, no bairro Amazonino Mendes, zona norte de Manaus.
As imagens foram gravadas por uma câmera de segurança particular. Na sequência de dois minutos, um policial armado aparece agredindo e ameaçando o adolescente. Após um primeiro tiro, o menino tenta escapar, mas outro policial atira novamente nele. Um terceiro tiro é disparado contra o garoto por outro policial. Os policiais forçam, então, o garoto a andar até o carro da polícia.
O procurador João Bosco Sá Valente disse que tomou o depoimento do adolescente e do pai dele. ‘Felizmente, ele diz que não tem sequelas dos tiros, mas é uma criança esquálida, anêmica, traumatizada. Eu tenho 30 anos de combate ao crime organizado, mas cada vez que eu via as imagens reagia com bastante indignação e revolta’, afirmou.
Segundo o coronel Dan Câmara, no boletim de ocorrência os policiais relataram que foram recebidos a tiros no bairro e, por isso, atiraram contra o adolescente.
À Folha, o comandante da PM disse lamentar o episódio. Ele afirmou que os policiais já foram identificados (são sete soldados e um cabo) e as prisões preventivas foram solicitadas à Justiça pela Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública. Até o momento, as prisões não foram determinadas. “É um episódio lamentável, deplorável, condenável. Nós fortalecemos a disciplina militar, e vem uma ação para deturpar nosso trabalho”, afirmou Câmara.
A descoberta do caso provocou na tarde desta quarta-feira uma reunião da cúpula da Secretaria de Segurança do Estado. O secretário Zulmar Pimentel anunciou que foi instaurado um inquérito policial militar para apurar a conduta dos policiais. O governador Omar Aziz (PMN) participou da reunião, mas não deu declarações. “O governador está estarrecido com as imagens, que são muito contundentes”, disse Pimentel, ex-diretor executivo da Polícia Federal.

Com relação à solicitação de investigação do Ministério Público Estadual, Pimentel afirmou que o documento foi protocolado em 10 de março, mas não fazia menção às imagens da agressão.

Um comentário:

Anônimo disse...

e uma pena ,nao vai aconteçer nada ,ainda mais no amazonas ,estado governado por coroneis ,que deus olhe por essas crianças .