domingo, 12 de fevereiro de 2012
Juiz Baltasar Garzón será expulso da magistratura
imagem de uol notícias.
O Conselho Geral do Poder Judiciário (CGPJ), órgão máximo dos juízes na Espanha, está expulsando Baltasar Garzón da magistratura. O afastamento se deu após a abertura de três ações judiciais contra ele: a das escutas, outra por investigar os crimes da ditadura de Francisco Franco (1939-1975) e uma terceira pelos patrocínios recebidos de cursos que fez em Nova York.
Ele é conhecido por sua luta contra o grupo terrorista ETA e ganhou notoriedade internacional por ordenar a prisão do ditador chileno Augusto Pinochet e perseguir repressores argentinos.
Baltasar Garzón foi condenado por ordenar gravações das conversações entre advogados e seus clientes suspeitos de corrupção que envolvia altos funcionários do conservador Partido Popular, que governa o país, em violação com os direitos da defesa.
Ele está sendo também processado em outros dois casos, um deles por ter investigado o desaparecimento de mais de 100.000 pessoas durante a Guerra Civil (1936-1939) e o franquismo (1939-1975).
Pesquisa recente na Espanha revela que a maioria da população não aprova a punição dada a Garzón e a identifica como perseguição.Cerca de 65% dos entrevistados pela pesquisa acreditam que um juiz deve poder interceptar essas conversas se considerar que o que está sendo dito ultrapassa o direito à defesa. Apenas 30% dos ouvidos são contra essa afirmação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário