Nossa Caravana Indígena começou dia 14 de setembro e se prolongou até o dia 16. Visitamos três territórios indígenas e conhecemos dezenas de Aldeias, conversando com muitas lideranças e caciques.
Fizemos um percurso que nenhum candidato, acostumado ao conforto da política tradicional, teria coragem de fazer. Fizemos isso não apenas em busca de voto, visando apenas o mandato. Queremos construir um projeto coletivo de resistência contra o extermínio das identidades étnicas do nosso Estado. A candidatura é apenas o primeiro passo para essa tarefa.
Queremos dialogar com a sociedade em geral sobre esse projeto político - de defesa dos direitos indígenas e de promoção de seus valores e de sua cultura. Fazemos isso numa conjuntura muito difícil, onde os outros candidatos reforçam o modelo econômico das elites, que inclui a invasão dos territórios, a destruição da floresta pela extração ilegal de madeira, a negação da religião e da tradição pelo fundamentalismo religioso e a tentativa de impedimento das demarcações e ampliações das terras indígenas pelo ação da bancada ruralista.
Nós queremos construir um partido político diferente, que levante a bandeira das lutas dos povos e de suas identidades, afirmando as possibilidades de uma nação multicultural e pluriétnica. No Brasil e no Maranhão há de haver lugar para todos.
Reunião com caciques e lideranças da Aldeia Zutiwa e adjacências, na T. I. Araribóia
Reunião com caciques e lideranças da Aldeia Zutiwa e adjacências, na T. I. Araribóia
Reunião com caciques e lideranças da Aldeia Zutiwa e adjacências, na T. I. Araribóia
Com Artur e Régis, lideranças do movimento da juventude indígena.
Com Olímpio Guajajara, guardião do monitoramento da T.I. Araribóia, na festa do moqueado, na Bela Vista, dentro da T.I. Araribóia
Na Aldeia Araribóia, em busca do Tumui Vicente.
Com Mayra Gavião, filha do Cacique Damásio, da Aldeia Rubiácea.
Na Aldeia Governador, no interior do território Gavião Pukobjê
Na Aldeia Bela Vista, conversando com caciques e lideranças em plena Festa do Moqueado
Crianças indígenas na Aldeia Zutiwa
Na entrada do território indígena Araribóia
Com o povo Gavião, na Aldeia Governador
Com o cacique Bira Gavião.
Com lideranças da Aldeia Januária na T. I. do Pindaré
Na Aldeia Januária, no dia 17, à noite, fechando o ciclo da Caravana Indígena
Reunião na Aldeia Januária
Reunião na Aldeia Januária
Nenhum comentário:
Postar um comentário